quarta-feira, 7 de maio de 2014

A História de uma das mais importantes revoluções da moda masculina chamada Terno


Terno e a  peça essencial em qualquer guarda-roupa masculino, Sobreviveu indas e vindas da moda,. Além de um conjunto de roupas, trata-se de um vestuário que serve de armadura,  por mais que sejam odiados por uns, quem o veste sente autoridade e confiança. Possui milhões de modelos, cortes, modelagens, tecidos, cores .
A Historia revela que Antes do século XIX, os trajes masculinos eram bem diferentes principalmente pela ornamentação. Hoje o terno é composto de calça, paletó e colete, recebendo a adição de camisa e gravata.
O terno cumpriu tão bem o seu papel que é considerado por muitos uma revolução na moda masculina.
Ja o termo gravata deriva do francês "cravate", que por sua vez é uma referência aos croatas, que primeiro apresentaram a indumentária à sociedade francesa.

Imaginava-se que os romanos foram os primeiros no uso da gravata, acredita-se que este acessório tenha sido utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas.
Esses acontecimentos encontram-se no livro francês “La Grande Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), conforme a seguinte passagem:

“Por volta do ano 1635, cerca de seis mil soldados e cavaleiros vieram a Paris para dar suporte ao rei Luis XIV e o Cardeal Richelieu. Entre eles, estava um grande número de mercenários croatas. O traje tradicional destes soldados despertou interesse por causa dos cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados em seu pescoço. Os cachecóis eram feitos de vários tecidos, variando de material grosseiro para soldados comuns a seda e algodão para oficiais”. Os franceses, logo se encantaram com esse adereço elegante e desconhecido, que chamaram de cravat, que significa croata. O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.
O uso de terno e gravata é ferramenta de vestimenta de executivos, políticos, Juízes, Delegados, Desembargador,evangélicos  etc.., pois é uma roupa de condição social , em repartições publicas quando alguém entra com o terno, geralmente muitos  imaginam esta pessoa com condição de status, e na sua mente pode logo vir que se trata de alguém de destaque.
Ja na periferia das Grandes e pequenas Cidades ficou vidente que o uso dos ternos ficou a cargo dos crentes e ainda com o  reforço da bíblia sagrada, mas veja que o uso destes acessórios de vestimenta que indica ser um servo de Deus, foi um meio que muitos traficantes tentaram enganar a policia na saída do morro do alemão mas foram presos. sabemos que os homens ficam muito bem trajado de terno e gravata, sabemos que cada igrejas tem seus costumes, mas e bom que se saiba que o terno e a gravata não são sinônimos de santidade, e sim vaidade humana.

Temos vistos e ouvido muitas coisas em  igrejas por esse Brasil a fora,de homens que usam paletó e gravata e sao negligentes. Nosso desejo e que  Ministros do Evangelho, Lideres, obreiros e crentes  continue usando terno e gravata mais investa na verdadeira roupa do crente que e a roupa da alma que são feitos com a Palavra de Deus em nosso coração, que transforma o velho homem cheio de vícios, mentiras, trapaças, soberbos,zombadores em um novo homem que tem o fruto do espírito em sua vida, que quando deparar com situações que venha forçar manifestar o velho homem, manifesta o brilho de Cristo com caráter moldado, onde todos os frutos do espírito estão presente nesta vida.






Nenhum comentário: