quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

DAVI MIRANDA X SERGIO SORA


Com a morte do Missionário Davi Miranda no ultimo dia 21 de fevereiro de 2015 vem a memoria um fato que  nem parece que se passou tanto tempo, mas há 10 anos atrás, uma verdadeira bomba vinha a público dentro de uma das maiores denominações pentecostais do Brasil, a expulsão do ex-genro e braço direito do fundador da Igreja Deus Amor, Pastor Sérgio Sóra. 
Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda
Sergio Sora era casado com a filha mais nova de David Miranda, a cantora Leia Miranda, e por muitos anos ocupou a vice-presidência da igreja, dirigiu as principais capitais do país e era cotado como provável sucessor de David Miranda para a presidência da denominação
Até hoje as circunstâncias da saída de Sóra da igreja ainda são parcialmente obscuras. O pouco que se sabe veio a público através da imprensa, alguns dias depois do desentendimento do líder e fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, Missionário David Miranda com seu ex-genro, e sua filha, a cantora evangélica Léia Miranda. O motivo mais provável para o desentendimento de Sóra e Miranda tenha sido questões financeiras. Anos antes, durante a construção do novo templo, a Sede mundial determinou que todo dinheiro arrecadado pelas filiais seriam enviados integralmente para São Paulo, e isso significaria que as congregações ficariam com dívidas pendentes, inclusive com os alugueis dos templos, decisão que teria desagradado boa parte dos pastores, inclusive seu ex genro Sóra. Como o controle financeiro da Sede Mundial sobre suas filiais não relaxou mesmo com a construção do novo templo, pois a Igreja  contraiu um dívida gigantesca, Sóra teria se revoltado e tentou tirar Miranda da liderança por acreditar que poderia gerir de forma mais eficiente as finanças da IPDA. Neste artigo você vai relembrar como ocorreu a maior cisão ministerial da IPDA em mais de 50 anos existência.


A versão contada na época por  David Miranda é que  a polícia militar teria sido chamada pelo advogado do Missionário, pois Sóra estaria obrigando David Miranda a renunciar o cargo de Pastor Presidente da IPDA, colocando-o em cárcere privado. Segundo a ata que a IPDA publicou em seu site, Sóra teria ameaçado a vida do Missionário com violência, querendo agredi-lo, feri-lo, atacá-lo de qualquer jeito. Posteriormente, em 1º de Fevereiro de 2005, a IPDA decidiu pela expulsão de Sóra e Leia em reunião realizada na sede do ministério.
Depois do incidente
Após terem sido expulsos da IPDA, Sérgio Sóra e Léia Miranda se tornaram pregadores itinerantes visitando diversos ministérios. Léia Miranda publicou seu primeiro álbum musical fora da Deus e Amor , o “Liberdade”, que na visão de muitos se tratava de uma alusão à suposta prisão em viviam no seu antigo ministério. Sóra por sua vez, aspirava ter seu próprio ministério e não demorou muito para isso acontecer. Segundo ele, um pastor lhe passou a liderança da Igreja Evangélica Vida em Cristo (IEVC), um pequeno ministério pentecostal do Rio de Janeiro. Mesmo longe da Deus e amor , Sóra prometeu que lançaria um livro contando tudo que acontecia “atrás das cortinas da Sede Mundial”, conforme ele mesmo falou em culto realizado na inauguração da Igreja Vida em Cristo em Vila São José, região de Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Tal livro nunca foi publicado, provavelmente por medo de ser processado pela Deus  e Amor por outros membros da família Miranda. Mesmo sem ter publicado seu livro, Sóra tem desabafado sobre o ocorrido no Facebook. Em 2013 chegou acusar a IPDA de perseguição, após ter visitado o Peru e ter sido hostilizado  pelos fies Recentemente voltou a ser criticado por membros da IPDA, após anunciar seu 2º casamento com a cabeleireira Danielle Queiroz em fevereiro de 2014.

Por outro lado a ex mulher Léia Miranda Mesmo longe da Deus Amor , tem sido constantemente assediada por membros da “Deus é Amor”, solicitando (ou exigindo), seu retorno aos quadros da Igreja. Mas ao que tudo indica, Léia está bem resolvida na Igreja Batista Central da Barra, a igreja que a cantora Fernanda Brum e pastora. A filha do Missionário, tem se mostrado uma excelente blogueira, provando a todos que “existe vida espiritual fora da IPDA”, mesmo que contrariando as pregações do próprio pai. Inclusive chegou afirmar em seu blog que “ninguém tem o direito de ditar regra de conduta a outrem”, o que demonstra que sua visão doutrinária mudou radicalmente após sua saida da IPDA.
10 anos que se passou, Davi Miranda  Faleceu, e sem duvida foi um período negro pela qual a IPDA e a família do missionário passaram, pois era um dos assuntos mais comentados nos circuitos evangélicos. Se os dois se perdoaram  
So a eternidade tem a resposta.

Nenhum comentário: