terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

APOS O CONSUMO DO NOZ DA ÍNDIA CANTORA EVANGÉLICA MATO GROSSENSE FALECE SEGUNDO FAMILIARES





A cantora gospel e estudante de psicologia Ana Cláudia Alves conhecida como Claudinha Felix, de 38 anos, morreu no dia 1º de fevereiro vítima de complicações em decorrência do uso da noz da índia.A família acredita que possível causa da morte foi o uso de noz da Índia, semente popular entre as pessoas que procuram a perda de peso. A cantora teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Marisangela Alvez, irmã de Claudinha, conta que a cantora usou a substancia por
aproximadamente quatro meses, e, mesmo sendo aconselhada pela família a interromper o uso, Cláudia se dizia satisfeita com os resultados e prosseguiu. “Ela disse que ia muito ao banheiro e eu achei estranho, pedi para que ela parasse, mas não teve jeito. Depois que ela começou a passar mal e foi internada o médico disse que o que ela havia feito foi muito prejudicial”, lembra.

As primeiras complicações apareceram em agosto, e segundo a irmã, ao invés de emagrecer Claudia começou a te inchaços, seguidos de desmaios e constante mal-estar. Foi diagnosticada cirrose hepática e ela estava na fila do transplante de fígado. Nos últimos dias, a condição de saúde piorou, Cláudia foi internada e acabou falecendo.



O toxicologista
Alexandre Moretti de Lima, explica que a noz da índia é uma planta originária da Ásia e chega ao Brasil pelo Paraguai e Argentina. Ao ser ingerida, a substância provoca intensas diarreias, fazendo o paciente perder muito líquido, e assim, acreditar estar perdendo peso, porém, tudo não passa de engano. “A pessoa perde muito líquido e tem a falsa sensação de emagrecimento, só que o que acontece é a redução de água e não de gordura e ao perder água, também perde sais e outros elementos essenciais. O corpo acaba sentindo”, analisa.

Outro grande problema, segundo Alexandre, é a troca das ervas. Segundo ele, muitos clientes acabam adquirindo a noz da Índia, mas na verdade, levam para casa o chapéu de Napoleão, planta extremamente tóxica. “Existe uma grande confusão. Muitas pessoas compram um e levam outro, e o grande problema é que o chapéu de Napoleão ter efeitos cardiotóxicos e pode até levar a a arritmia cardíaca”, revela.

O toxicologista lembra que a melhor maneira de emagrecer é cuidando da saúde a valorizando cada avanço. “Não existe fórmula mágica para emagrecer, isso está muito ligado a mudanças de hábito, dietas saudáveis e exercícios”, finaliza.

Venda indiscriminada
Mesmo não sendo indicada, a noz da índia pode ser facilmente encontrada em bancas de ervas e com o preço bem acessível. Em uma das bancas do Mercadão de Mato Grosso do Sul, a vendedora, que não quis se identificar, revela que o pacote com 12 sementes é vendido a R$ 20. E é um dos mais procurados por sua clientela. “A média de vendas é de seis pacotes por dias, mas já cheguei a vender até dez, isso fora as encomendas de até 20”, relata.

Na embalagem do produto, é possível ver o apelo comercial com frases prometendo a perda de peso. Uma inscrição em destaque apresenta a noz da Índia como sendo a "semente redutora de peso e obesidade" e "a melhor forma natural para recuperar a forma do corpo.

Ainda segundo a vendedora, deparar-se com fornecedores do produto pelos corredores do Mercadão não é algo tão incomum quanto deveria. “Os fornecedores veem até o mercadão e passam de barraca em barraca oferecendo, afinal, eles sabem da grande procura”, finaliza.




Nenhum comentário: