quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A ORIGEM DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO NO BRASIL

Os templos evangélicos surgiram nas cidadezinhas pequenas e nas periferias das metrópoles. Hoje Já não é mais assim. 
Não vai demorar o dia em que o evangélicos representarão mais de 50% dos habitantes.E importante esclarecer, que os evangélicos ou protestantes são praticamente todas as correntes nascidas do racha entre o teólogo alemão Martinho Lutero e a Igreja Católica, em 1517 . O alemão Martinho Lutero estava  chateado com o comportamento dos padres, que, segundo ele, tinham virado corretores imobiliários do céu, comercializando indulgências – vagas no Paraíso para quem pagasse.

Todo isso estimulou o fim do monopólio da Igreja católica e a interpretação da Bíblia. Cabia agora todo e qualquer cristão ler as Escrituras e tirar delas o que quisesse. Surgem os batistas, os metodistas, os presbiterianos...
Mas o Brasil na época da colonia  passou quase imune à avalanche protestante. Houve apenas algumas exceções, como os  franceses e holandeses que invadiram o país – o primeiro culto evangélico no Brasil foi celebrado por franceses no Rio de Janeiro, em 1557, 57 anos depois da missa católica inaugural. Era proibido realizar cultos de qualquer religião que não o catolicismo no território Brasileiro.
A liberdade religiosa no Brasil só veio com a independência, na Constituição de 1824, ainda que impondo certas restrições de que os cultos  acontecessem em locais que não tivessem “aparência exterior de templo”. mesmo assim No mesmo ano, os alemães fundaram a primeira comunidade luterana do Brasil. Logo depois chegaram as correntes missionárias, como os metodistas, dispostas a pregar nas ruas para salvar almas. Eles caíram nas graças da sociedade intelectual republicana que, impressionada com a ética protestante, defendia a presença de evangélicos como condição para a modernização do país.
               Fachada antiga e Atual da primeira igreja protestante do Brasil. Igreja Luterana  fundada  com a chegada de imigrantes de origem germânica promovida por um projeto Imperial de Dom Pedro I. Isto ocorreu em 03 de maio de 1824.

Porem No início do século 20, a fundação de uma igreja seria decisiva para definir o perfil evangélico  no Brasil, em 1910 ASSEMBLEIA DE DEUS, foi aberta  em Belém pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Apesar da origem européia, eles chegaram ao país via Estados Unidos, onde se envolveram com  o pentecostalismo, um grupo que crescia em popularidade por lá desde a virada do século.
O movimento era desaprovado tanto por católicos quanto pelos protestantes “históricos”, como são conhecidas as correntes diretamente ligadas a Lutero e Calvino. Nem uns nem outros gostavam da principal característica da doutrina pentecostal: 
Até a década de 50, os novos crentes eram obrigados a se submeter a rígidas normas comportamentais esse modelo reinou sozinho no pentecostalismo nacional.  
Porem Com a chegada da “segunda onda”, no entanto, traria uma novidade. É o que se convencionou chamar de “neopentecostalismo”. Em 1951 desembarcou aqui a Igreja do Evangelho Quadrangular, inaugurando no país o pentecostalismo de costumes liberais. “Todas essas igrejas que fazem sucesso hoje são nossas filhas, netas ou bisnetas”, disse uma certa vez  um veterano pastor chamado Neslon Agnoletto, da Quadrangular. De fato, inovações como os hinos com ritmos populares, a forte utilização do rádio e regras de comportamento menos duras, todos ingredientes indispensáveis do “evangelismo de massas”, foram práticas importadas pela Quadrangular, fundada nos Estados Unidos em 1923.

A quem diga que a  força de enxurrada com que o neopentecostalismo cresceu desorganizou todo o protestantismo. “Há uma verdadeira perda de identidade no movimento evangélico mundial. O pentecostalismo amenizou suas exigências comportamentais e ate uma  boa parte do mundo protestante aceita a teologia da prosperidade.
A onda de mudança foi bater até onde a Reforma de Lutero não tinha chegado: nas praias do catolicismo. A influência neopentecostal sobre a renovação carismática católica é tão grande que seu maior expoente no Brasil, padre Marcelo Rossi Padre Fabio de melo e outros gravaram hinos religiosos tirados de templos evangélicos.

Cada vez mais pessoas abandonam suas religiões para tornarem-se evangélicas ACREDITE se quiser  ja Houve teorias conspiratórias:como que  o avanço evangélico seria um plano dos Estados Unidos para dominar a América Latina. A hipótese foi defendida a sério pela Confederação Católica Nacional dos Bispos do Brasil, que na década de 80 enviou memorando ao Vaticano, citado no livro de Mariano, afirmando que a CIA, aliada à direita brasileira, acelerava a “expansão dessa religião alienante no continente para frear a proliferação da Igreja Católica.
Mas essas explicações não convencem ninguém e o avanço pentecostal continuou.
A Verdade e que o  maior país católico do mundo pode estar se tornando uma nação de maioria evangélica  apesar que a  alguns acham que o boom já passou e que a Igreja Católica, com a renovação carismática, equilibrou o jogo.enquanto que outros pesquisadores  vêem no frágil compromisso dos brasileiros com a religião católica  um prato cheio para os neopentecostais. Pois Cerca de 80% dos  católicos se dizem não-praticantes. É um enorme mercado para os evangélicos.

Para os evangélicos, somente mais uma prova de que a obra de Deus chegará a todos os corações.

Nenhum comentário: