segunda-feira, 14 de abril de 2008

FRIDA VINGREN E A FLOR GLORIOSA DA HARPA CRISTA.

Frida Vingren é autora de um dos hinos que conhecemos bem e temos cantado diversas vezes nas igreja. 

Já achei uma flor gloriosa,
E quem deseja a mesma terá;
A rosa de Saron preciosa.....

O hino referido e de número 196, do hinário conhecido como Harpa Crista. E por seu exemplo de dedicação na obra de Deus,A Biografia desta irmã na fé, merece ser contada  
Frida nasceu em Junho de 1891, no norte da Suécia, se formou  em enfermagem em Estocolmo, e foi chefe da secção de enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja de Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas, em 24 de Janeiro de 1917 .mesmo sendo seus pais crentes luteranos.
A chamada para a obra missionária sempre impulsionou Frida e nao demorou para que ela fosse  enviada para o Brasil pela Igreja Sueca, obedecendo à chamada de Deus. 
Aqui ela  casou com o missionário Gunnar Vingren (fundador das Assembleias de Deus no Brasil) em 16 deOutubro de 1917 em Belém do Pará, numa cerimônia presidida pelo missionário sueco Samuel Nystrom


Teve seis filhos e viveu de 1917 a 1932, no Brasil, totalmente dedicados ao trabalho missionário.Além dos cuidados do lar, marido e filhos, passou por  muitas dificuldades mas,nunca desistiu de trabalhar pela salvação das almas.
Recém-casados, tiveram que se adaptar ao clima quente do Brasil, e à falta de conforto da casa onde viviam, mesmo quando só tinham banana com farinha para comer, sentiam o poder de Deus e a presença do Espírito Santo em suas vidas. Sofreram bastante, todavia superavam as suas muitas dificuldade com oração e jejum. 
Foi uma mulher dedicada a oração e a evangelização do Brasil e à música. Cantava e tocava órgão e violão compondo assim hinos de grande valor espiritual. 

A 'Harpa Crista contém cerca de 23 hinos de sua autoria, entre eles "Uma flor gloriosa" (n° 196). 

Maravilhoso e jesus numero         121
Bem aventurança do crente           126
Salvo estou                                    177
Mao do Arado                               394
Resgatado com sangue de cristo   445 
Se Cristo comigo vai                     515


A Autora  faleceu em 30 de Setembro de 1940.
E ENTROU PARA A HISTORIA COMO UM DOS MAIORES NOMES DO MOVIMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL.

Nenhum comentário: