quarta-feira, 25 de março de 2015

OS QUE DE MADRUGADA ME BUSCAM ME ACHARÃO,O QUE OS TEÓLOGOS AFIRMA SOBRE ESTE VERSÍCULO?

O Hábito de orar e consagrar ao Senhor na primeira hora do dia, chamado de “vigília matutina”, é adotado por milhares de cristãos, sendo muito bom, buscar ao Senhor quando ha silêncio no ambiente e as nossas faculdades estão repousadas pois ajuda-nos a nos elevar aos pés do Senhor.Pois orar quando há barulho ou distração por outras coisas ou pessoas é muito difícil.Também é difícil orar quando se está cansado, exausto ou com pressa para realizar outras atividades. E as  madrugadas dificilmente temos que cumprir alguma obrigação. 
Porem para os estudiosos da Bíblia, o versículo de provebios, que a maioria dos crentes tem como referencia não quer dizer sobre tempo etc.
Veja o que o mestre em Teologia e pastor da AD em Joinville(SC) comenta: 
Quando o versículo 17 declara"eu amo os que amam, e os que de madruga me buscam me acham", esta usando uma figura de estilo que demonstra o apelo da sabedoria aos seus ouvintes. A ideia de buscar pela madrugada necessariamente não diz respeito ao tempo (de manha cedo),mas implica uma ideia de prioridade, de entender que ser sábio na vida deve ser umas das primeiras preocupações daquele que quer ter uma vida diferenciada,pois e na sabedoria que vivemos melhor o proposito de Deus para a nossas vidas .
De modo geral, o capitulo 8 de provérbios e um capitulo que fala exclusivamente do valor da sabedoria e sua disponibilidade aos que a buscam. Deus e a fonte dessa sabedoria. Quando o texto se refere a" madrugada", não da a ideia de horário de oração, ou coisa parecida, mas,sim,de que devemos dar prioridade a buscar sabedoria, pois e por meio dela que vivemos bem a vida  que Deus nos deu. Ser sábio e umas das nossas constantes prioridade, na perspectivas de provebios. Essa sabedoria pode ser alcançada tanto a partir da nossa busca espiritual como também da leitura,da conversa, do ouvir pessoas sabias etc,e,claro, através da oração. Tudo isso exige diligencia e disciplina, podendo ser uma variante do texto bíblico. Talvez a palavra "diligencia" ( versão espanhola reina valera) seja mais adequada, pois implicaria também que quem busca a sabedoria estabelece isso como prioridade da sua vida, logo o faz de manha bem cedo. Deve- se  buscar ao senhor ( e sua sabedoria) em primeiro lugar na vida.
A palavra "madrugada"  foi inserida na versão  Almeida revista e corrigida, mas já não consta na versão Almeida Revista e Atualizada nem em outras versão mais atuais. Talvez tenha sido usada esta palavra madrugada ,pelo motivo de que na época da tradução não encontraram uma palavra mais adequada, mas queriam, fieis ao texto bíblico, dar a ideia de prioridade.
Claiton Ivan Pommerening
Doutor e mestre em teologia e pastor da AD em Joinville(SC)      





quinta-feira, 19 de março de 2015

PASTOR DA AD DE CANDEIAS NA DÉCADA DE 70,ENTREGOU UMA REVELAÇÃO AO PASTOR JOSE WELLINGTON QUE MUDOU A SUA VIDA MINISTERIAL

A Historia começa quando o  casal Jose Wellington e sua esposa Vanda saiu de Fortaleza em 1954 mudou pra São Paulo la eles foram trabalhar na feira livre e ao mesmo tempo servia  ao senhor como auxiliar em uma  pequena congregação que frequentava. Jose Wellington não pensava em ser pastor. Muitos menos Wanda desejava ser esposa de pastor.
As Segundas - feiras , não havia trabalho para ele na feira,e, por esse motivo, ia na sede do Ministério em Belém . Quando ele chegava em casa,de ônibus,contava para sua esposa sobre o culto e as pregações.
Enquanto ouvia Jose Wellington contando com entusiasmado o culto todinho, Wanda ficava pensando que ele estava empolgado demais. Era como um sinal para o ministério, e ela não queria aceitar. Logo falava para ele." você fica assistindo a essas pregações,e vem empolgado . Nao pense em ser pastor. Pelo amor de Deus, eu não quero ser esposa de pastor nunca.
Wanda não queria aceitar sobre aquilo de jeito nenhum. Afinal, na sua cabeça não havia se casado com pastor.Se fosse para ser assim, não teria casado.
No fundo, no fundo, sentia medo de ele ser pastor. e ainda de aguentar os repuxos que a esposa de pastor recebe.Ela pensava que não tinha estrutura para sofrer e pagar o preço como esposa de pastor.

No fim de 1956, pastor Odilon Barbosa, conhecido do casal, veio visita-los em casa. Irmão Odilon disse que estava em Sao Paulo para a uma convenção, mas queria visita-los também. Depois de muitas conversas e do jantar, esse irmão disse que queria orar pelo casal. Disse também que Deus o havia mandado para isso. Wanda deixou a filha marta, bebe na época, no quarto com os irmãos e foram orar na sala.
Era por volta das 21 horas mais. Pastor Odilon era muito consagrado, e Deus sempre o usava em profecia. Com o casal Jose Wellington e Wanda naquele dia, não foi diferente.
" Minha serva, tu dizes que não se casou com pastor. Tu te casaste com pastor. Nao sabias que ele era pastor, mas ele esta escolhido desde o ventre da sua mãe. E a ti também escolhi para esta ao lado dele."
Com essas palavras, as lagrimas desceram dos olhos de wanda de modo incontrolável.
Deus continuou a usar irmão Odilon poderosamente e ainda disse mais:"Tu apresentas os teus filhos. Eu, o senhor, também cuidarei deles.
Se tu aceitares o ministério do teu esposo, teus filhos serão uma benção na minha casa. Faz hoje esse concerto comigo, e aceita o ministério dele, e tu veras a benção do teus filhos".
Wanda se derreteu nesse dia. Colocou seu rosto em terra. Deus falou com bastante intimidade com ela tudo o que sempre conversava com ele.
Somente o casal sabia dessa situação e com certeza não havia dado tempo de Jose Wellington conta qualquer coisa para o irmão Odilon.
Era o que faltava para que Wanda abrisse seu coração.
Esse mesmo pastor voltaria a profetizar para Jose Wellington dois anos antes de assumir o Campo de Candeias (BA)  em 1972 a profecia tinha se cumprido, Jose Wellington já era vice presidente do ministério de belém
Ele recebeu novamente a visita do Pastor Odilon Barbosa, seu amigo do Ceara. A visita dele foi uma festa na casa de Jose Wellington. Mais uma vez Deus usou pastor Odilon de uma forma extraordinária revelando para Jose Wellington planos futuros.
Eu sou Deus, vou te abençoar de tal maneira que alguém vai dizer' quem e Jose Wellington? Para que tu saibas que Eu sou teu senhor, tenho poder para abater  e tenho poder par exaltar. De ti  Eu farei o seguinte: Vou te abençoar no ministério, tu vais crescer e tu ocuparas o lugar que te prometi".
 Aquelas palavras suava aos pensamentos de Jose Wellington como doidice pois, achava que as profecias ja havia se comprido totalmente na sua vida ministerial, por ja ter substituído tantos pastores enquanto secretario e depois como vice-presidente.
Ele achava que essa era sua missão no ministério de belém.Porem em  janeiro de 1980  se torna pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém (São Paulo) e em 1988 é eleito  presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), cargo que vem sendo reeleito desde então.Cumpriu assim a palavra que Deus tinha dito através
do profeta..
Ja o Pastor Odilon Barbosa faleceu em 26 de julho de 2012 ,depois de 21 anos pastoreando a Assembleia de Deus em São Sebastião do Passe (BA) com 96 anos de idade.
Extraído do livro José Wellington. Biografia.