quarta-feira, 25 de março de 2015

OS QUE DE MADRUGADA ME BUSCAM ME ACHARÃO,O QUE OS TEÓLOGOS AFIRMA SOBRE ESTE VERSÍCULO?

O Hábito de orar e consagrar ao Senhor na primeira hora do dia, chamado de “vigília matutina”, é adotado por milhares de cristãos, sendo muito bom, buscar ao Senhor quando ha silêncio no ambiente e as nossas faculdades estão repousadas pois ajuda-nos a nos elevar aos pés do Senhor.Pois orar quando há barulho ou distração por outras coisas ou pessoas é muito difícil.Também é difícil orar quando se está cansado, exausto ou com pressa para realizar outras atividades. E as  madrugadas dificilmente temos que cumprir alguma obrigação. 
Porem para os estudiosos da Bíblia, o versículo de provebios, que a maioria dos crentes tem como referencia não quer dizer sobre tempo etc.
Veja o que o mestre em Teologia e pastor da AD em Joinville(SC) comenta: 
Quando o versículo 17 declara"eu amo os que amam, e os que de madruga me buscam me acham", esta usando uma figura de estilo que demonstra o apelo da sabedoria aos seus ouvintes. A ideia de buscar pela madrugada necessariamente não diz respeito ao tempo (de manha cedo),mas implica uma ideia de prioridade, de entender que ser sábio na vida deve ser umas das primeiras preocupações daquele que quer ter uma vida diferenciada,pois e na sabedoria que vivemos melhor o proposito de Deus para a nossas vidas .
De modo geral, o capitulo 8 de provérbios e um capitulo que fala exclusivamente do valor da sabedoria e sua disponibilidade aos que a buscam. Deus e a fonte dessa sabedoria. Quando o texto se refere a" madrugada", não da a ideia de horário de oração, ou coisa parecida, mas,sim,de que devemos dar prioridade a buscar sabedoria, pois e por meio dela que vivemos bem a vida  que Deus nos deu. Ser sábio e umas das nossas constantes prioridade, na perspectivas de provebios. Essa sabedoria pode ser alcançada tanto a partir da nossa busca espiritual como também da leitura,da conversa, do ouvir pessoas sabias etc,e,claro, através da oração. Tudo isso exige diligencia e disciplina, podendo ser uma variante do texto bíblico. Talvez a palavra "diligencia" ( versão espanhola reina valera) seja mais adequada, pois implicaria também que quem busca a sabedoria estabelece isso como prioridade da sua vida, logo o faz de manha bem cedo. Deve- se  buscar ao senhor ( e sua sabedoria) em primeiro lugar na vida.
A palavra "madrugada"  foi inserida na versão  Almeida revista e corrigida, mas já não consta na versão Almeida Revista e Atualizada nem em outras versão mais atuais. Talvez tenha sido usada esta palavra madrugada ,pelo motivo de que na época da tradução não encontraram uma palavra mais adequada, mas queriam, fieis ao texto bíblico, dar a ideia de prioridade.
Claiton Ivan Pommerening
Doutor e mestre em teologia e pastor da AD em Joinville(SC)      





Nenhum comentário: