quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PASTOR AMERICANO DIZ QUE A IGREJA UNIVERSAL ACABA CAUSANDO DANOS A EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL

Ao chegar à cidade mineira de Ouro Preto, iniciei uma conversa com o gerente de um hotel próximo à igreja onde eu esperava por um amigo pastor. Ao descobrir que eu era pastor, o gerente me disse, com entusiasmo, que também era evangélico e fora batizado naquele dia. Perguntei a qual igreja pertencia e ele me contou que era da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Depois de cumprimentá-lo pelo batismo, perguntei ao meu “novo amigo evangélico” se ele tinha certeza de estar andando na graça de Deus e se estaria com o Senhor quando morresse. Ele não soube responder como devia
Infelizmente,esse diálogo aconteceu várias vezes em minhas conversas com evangélicos, especialmente neo pentecostais. Geralmente, o neo pentecostalismo é caracterizado por alguns elementos: a proeminência da teologia da prosperidade, uma ênfase extremada na guerra espiritual, a liberalização dos usos e costumes e a redução dos laços fraternais entre os membros da congregação.
Após desconfiar que a maior parte dos seguidores e líderes neo pentecostais compreendia pouco da mensagem evangélica de , fiquei profundamente perturbado. Tal situação me motivou a estudar a IURD, a mais conhecida denominação neo pentecostal. segundo seus líderes declaram ter espalhado sua presença em 172 países -- mais do que os alcançados pelo McDonald’s. Por essa razão, estudiosos no assunto acredita que a IURD possivelmente seja a maior exportação cristã vinda de um país do terceiro mundo.
Ainda mais preocupante é o fato de a mensagem da salvação eterna ser não apenas negligenciada, mas também totalmente distorcida. As obras e os rituais organizacionais prescritos são misturados à determinação de uma pessoa quanto à salvação. Portanto, é compreensível que a maioria na IURD deixe de mencionar o nome de Jesus ao expressar a razão de sua salvação. Tal omissão revela um dilema evangélico grave, pois como uma pessoa pode ser salva sem ao menos fazer menção a Jesus?
Durante a pesquisa, me perguntei: “Existe alguém realmente salvo na IURD?”. Minha conclusão é: se existe, não é por causa da igreja, mas sim por causa da propia pessoa.
muitas pessoas  sao sinceras e fervorosas, mas com dificuldades em articular uma razão para sua salvação que se baseasse na fé evangélica.
Infelizmente a Igreja Universal acabam causando danos à evangelização no Brasil.  porque projetam uma caricatura de Cristianismo diante da sociedade.  Nao e apenas ela mais algumas dessas organizações religiosas são muito antropocêntricas e pouco centradas em Cristo – ao contrário, há uma forte ênfase no diabo, no poder maligno. É claro que o Evangelho deve libertar a pessoa do domínio de Satanás; mas há uma preocupação enorme no discurso neopentecostal e entre os fiéis com isso, mostrando um erro grave. Além disso, é raro ouvir um adepto desse movimento que faça menção ao nome de Jesus para a base de sua salvação. Com pode alguém ser cristão sem Cristo?  .  Infelizmente a uma mensagem distorcida do Evangelho, prendendo seus adeptos em uma cosmovisão religiosa popular, em vez de libertá-los dessa artimanha diabólica. empregando rituais religiosos narcisistas e animistas. Outra característica que a desqualifica como evangélica é que eles  não promove laços fraternais esperados para uma igreja baseada no Novo Testamento –  a pessoa se relaciona com Deus principalmente através da instituição e do que ela oferece em trabalhos especializados. Por último, a Iurd adota postura sectária, agindo com superioridade para com os outros igrejas. Isso, sem falar na exploração de seus fiéis, tratando dízimos e ofertas como um ato quase sacramental. Os grupos neopentecostais têm mais em comum do que diferenças. Certamente, há nuances em cada igreja; todavia, todas elas acabam empregando estratégias parecidas: escolha de locais para seus templos onde ocorre grande movimento de pessoas; uso do rádio e da TV; múltiplas reuniões por dia; ênfase na cura e na libertação; orações fortes e tratamento de causas sentimentais e impossíveis etc.
Seria melhor encará-las como grupos religiosos populares que saíram do pentecostalismo brasileiro, mas que não tiveram continuidade em áreas fundamentais para serem incluídos no campo evangélico. Elas são evangélicas apenas no mesmo sentido que a Igreja do Socorro, em Juazeiro do Norte [no Ceará,que eum  importante centro de peregrinações populares em torno da figura do falecido padre Cícero Romão, tido como santo pelos devotos],ou pode ser considerada uma Igreja Católica Apostólica Romana – isto é, seria uma forma popular de catolicismo.
 A meu ver, ela se enraizou de tal maneira e em tantas áreas na sociedade brasileira que, provavelmente, garantiu seu futuro como instituição na história e no futuro do Brasil.   A Rede Record, as catedrais bonitas em regiões nobres de grandes cidades e a voz de peso em várias camadas da política nacional. Ela não é mais encarada apenas como um monte de templos em áreas periféricas, embora esteja lá,ainda.
Vejo também que a falta da ênfase na hermenêutica evangélica, abre espaço para misticismo, leituras superficiais, e até reinterpretações seculares. Posso até imaginar o apóstolo Paulo no céu, frustrado, ouvindo o que prega e dizendo: “Mas como esse cara chegou a essa conclusão sobre o que eu escrevi?!?”
Porem minha intenção não é julgar os irmãos da Universal  por não fazer o que eu queria ver . Quero contribuir para uma conversa necessária sobre o que é ou não ser evangélico. Penso que isso precisa ser mais discutido entre líderes, em suas próprias denominações e em associações. Outro motivo é que a apologética é uma área que precisa ser mais apreciada e desenvolvida no campo evangélico ,e  há um entendimento ingênuo, entre nós, do significado da conversão. Se a pessoa foi batizada em uma igreja evangélica, supomos que ela é, de fato, evangélica. Porém, como já se disse, passar a noite na garagem não faz de ninguém um carro.
                                                                    David Allen Bledsoe

É missionário da International Mission Board da Convenção Batista do Sul (EUA) chegou ao Brasil em 1998. Desde sua chegada a trabalhou  junto às igrejas nas áreas de plantação, crescimento e desenvolvimento de líderes. apoiando escolas teológicas batistas brasileiras lecionou algumas disciplinas e ajudou a desenvolver parcerias teológicas com instituições fora do Brasil.
Retornou ao Seu pais de origem No dia 04 de junho de 2015 depois de 16 anos na evangelização em terras mineiras.

Possui um M.Div. e um D.Min. em Missiologia pelo Seminário Teológico Batista de Mid-America e um D.Th. em Missiologia pela Universidade da África do Sul.  casado com Laurie e tem dois filhos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ÍDOLO DE MADEIRA ACHADA NA RUSSIA E DUAS VEZES MAIS ANTIGA QUE AS PIRAMIDES DO EGITO



Nesta semana, uma equipe de cientistas alemães descobriu que aquela que já era a escultura de madeira mais antiga do mundo é, na verdade, ainda mais velha. Encontrada no século 19 no leste da Rússia, protegida por um arbusto de turfa, a estátua passou por um teste de carbono-14 em 1997, que atribuiu a ela uma idade aproximada de 9,5 mil anos. Mas depois de terem feito uma nova análise, desta vez com uma técnica bem mais sensível, os pesquisadores dataram o artefato em 11 mil anos. Ele foi esculpido no início do Holoceno, período em que a humanidade começou a dominar o mundo.

“Nós podemos dizer que naqueles tempos, há 11 mil anos, os caçadores, pescadores e coletores dos Urais eram não menos desenvolvidos que os fazendeiros do Oriente Médio”, disse ao Siberian Times Thomas Terberger, um dos pesquisadores envolvidos na datação. Acredita-se que o chamado Ídolo de Shigir tenha sido criado por uma civilização antiga para propósitos religiosos ou espirituais. Ele é repleto de inscrições em uma linguagem perdida, que os estudiosos estão longe de decifrar.

Feita a partir da madeira de uma árvore de 157 anos que havia acabado de tombar, sabe-se que o carpinteiro desconhecido usou ferramentas de pedra para esculpir diversos símbolos e também sete faces no tronco - uma delas tridimensional. Inicialmente, o ídolo tinha uma altura de 5,3 metros, mas agora ele chega a apenas 2,8 metros, depois de partes terem sido perdidas durante a era soviética. Antes disso acontecer, o arqueólogo Vladimir Tolmachev  conseguiu esboçar o desenho que você vê ao lado. O artefato está em exposição na Rússia, no Museu de História Sverdlovsk, e é duas vezes mais antigo que as pirâmides do Egito e que o Stonehenge, na Inglaterra.

Via IFLScience