sábado, 25 de fevereiro de 2017

CATÓLICOS DEPEDRAM A ASSEMBLEIA DE DEUS

A lição da escola dominical da CPAD trás na  contra capa  o slogan 2017 o ano da palavra, anunciando que dia 31 de outubro o mundo cristão se lembrará dos 500 anos desde que Lutero rompeu com a igreja católica. E baseado nisso, tive o conhecimento de o livro lançado em junho de 2016, que mostra a realidade vivida por pastores  que foram perseguidos por católicos.



Este  caso é narrado com riquezas de detalhes neste livro com titulo  Entre Rosas e Espinhos: biografia do pastor Antônio Rosa da Silva. Rosa na época (1962) era um jovem obreiro e estava noivo com casamento marcado. O trabalho do futuro pastor era levar capas para realização do batismo em águas em Santana.
No domingo pela manhã, quando os crentes ainda estavam na igreja, a turma se aglomerou na frente do templo. Gritando "Viva a senhora Santana, viva!" ou "Viva o padre Cassimiro!", a multidão armada com facas, porretes e armas de fogo, avançou enfurecida clamando "Fora com o pastor! fora com os protestantes!".

Segundo o que esta escrito no livro , o "padre com sua batina preta balançando, saltava no chão com tanto ódio dos crentes". As portas do templo foram rapidamente fechadas. Mas pelas janelas, pontas de faca eram jogadas. "De repente, uma pedra atravessou a nave do templo ao púlpito" e por pouco não atinge no rosto o evangelista Antônio Rosa.
Liderados pelo padre, mas com a intermediação de um Juiz de Paz, a multidão deu um prazo de alguns minutos para que os crentes saíssem do templo. Assustados, os assembleianos conseguiram com muita dificuldade sair da igreja. Logo que deixaram o templo, os fanáticos quebraram tudo o que viam pela frente. A casa pastoral foi depredada por completo.

Tamanha confusão, além de ser destaque nos jornais do Rio, causou problemas para a imagem da Igreja Católica na região, pois o padre Cassimiro foi processado e tempos depois removido da paróquia. O jovem evangelista Antonio Rosa, anos depois acabou sucedendo o pastor José Alves Pimentel na liderança da AD campo de Ipatinga em Minas.

Perseguições como a relatada neste livro  ainda eram comuns no interior do Brasil nesse período. Em algumas localidades, o poder da Igreja Católica se estendia muito além da comunidade de fieis. E os tumultos contra os "protestantes" marcaram a história de muitas denominações evangélicas por conta desses embates contra fanáticos que não aceitavam outra igreja na região.

Boa história para recordar a dominação do catolicismo no interior do país e as dificuldade que viveram nossos  pioneiros por esse Brasil a fora.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

EDITOR DIZ ACREDITAR QUE A CPAD FATURA MAIS DE 500 MILHÕES POR ANO

Os livros religiosos estão inseridos em um mercado ainda invisível aos olhos do meio editorial convencional. “Há um caminho comercial que se desconhece, com lojas específicas que faturam milhões, com autores que vendem muito, mas o mercado literário  não vê, a CBL [Câmara Brasileira do Livro] também não consegue acompanhar.”
Números que, sem dúvida, devem ser muito maiores, pois os próprios organizadores do levantamento admitem que muitas editoras do setor permanecem desconhecidas ou preferem não revelar suas vendagens.
São editoras e livrarias pequenas, médias e grandes, que têm ligação com igrejas e focam um público totalmente especifico , seja ele cristão, ou simpatizantes. Exemplificando,o editor de texto por sobrenome Fonseca cita a editora CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus). Que trabalhando com títulos que vão desde obras gerais até apostilas para a formação de líderes e pastores,a CPAD tem faturamento semelhante a lojas de grandes redes, como a Cultura e a Saraiva.
Pra se ter uma ideia A Saraiva divulgou que  faturou em  em 2015  R$ 524,9 milhões de reais .

Apesar de ser  pouco profissionalizado  O mercado cristão, é altamente rentável. Alem da CPAD existem grandes distribuidores que trabalham com esse tipo de conteúdo, como a Distribuidora Aliança, que vende para o país inteiro”,a editora  Mundo Cristão, que vende cerca de 2,5 milhões de livros por ano .
Como sempre  a campeã de vendagem  em qualquer desta editoras e  a Bíblia, que  por ano são vendidas 11 milhões.Mesmo nao aparecendo nas listas das publicações, o Livro dos Livros ainda é o mais vendido de todos os anos pois Todos os meses são lançadas Bíblias [de estudo] novas,E mesmo quando as editoras não têm algo novo, mudam a capa, o design, e o mercado está sempre movimentado”como também as Revista da Escola Dominical .cujo  próprio site da CPAD revelou que a cada 3 meses são vendidas mais de 2,2 milhões de revista de criança,jovens e adultos.

RESUMO Histórico da CPAD
 A História da CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - começou oficialmente, em 13 de março de 1940, quando foi organizada juridicamente no Rio de Janeiro. Antes disso, na década de 30, já circulavam o jornal Mensageiro da Paz (MP), as revistas “Lições Bíblicas” e alguns livros e folhetos, que eram publicados em gráficas particulares.
Na década de 90, a Casa ainda tinha uma presença muito tímida no mercado editorial evangélico Brasileiro para uma editora que representa a maior denominação evangélica do país. A partir desse momento, uma nova postura foi adotada: transformar a Casa Publicadora numa editora moderna. Em 25 de janeiro de 1992, a Casa Publicadora foi transferida para Bangu (zona oeste carioca) e, em 4 de março de 1993, Ronaldo Rodrigues de Souza, administrador de empresas e publisher, foi empossado diretor-executivo da CPAD. A partir desse ano até hoje, a CPAD entrou em um período sólido de prosperidade administrativa, editorial e financeira que nunca experimentara em toda a sua história. Com esse novo pensamento,a CPAD cumpre o seu papel como a editora da Escola Dominical, e outras obras que atendem a diversos segmentos da igreja.como obras teológicas, comentários e dicionários. E  para atender aos países de fala hispânica e aos latinos morando nos EUA, a CPAD fundou, em 1997, a Editorial Patmos, seu braço editorial internacional com sede na Flórida.Nesses últimos anos, a editora adquiriu novas filiais e as modernizou, aproximando-se mais dos clientes e proporcionando conforto a eles. A intenção atual da Casa é implantar mais filiais em cada estado do Brasil e na
África.