quarta-feira, 29 de julho de 2015

FALTA UMA COISA NA VIDA DE TEVEZ

A historia de Tévez mostra um exemplo de superação.
Fabiana Martinez, sua mãe, o abandonou quando tinha apenas  seis meses de idade. Criados pelos tios, carlitos sofreu um grave acidente aos dez meses, quando uma chaleira de água fervente caiu sobre o seu rosto. No desespero, foi enrolado em um cobertor com fibras de nylon, que colaram em sua pele e agravaram ainda mais a situação na região do pescoço.
Depois de dois meses de tratamento intensivo e muita luta,deixou o hospital. Aos cinco anos, seu pai biológico, Carlos recebeu 23 balas e morreu durante um tiroteio em Fuerte Apache, um dos bairros mais perigosos de Buenos Aires.
Tevéz tinha tudo para ser um traficante ou assaltante, como ele mesmo gosta de falar. No entanto,preferiu brilhar com a bola  nos pés. Como todo bom boleiro, começou em um campinho de barro e, através de um olheiro, foi levado ao All boys, clube pequeno da capital.
Precisou de uma chuteira emprestada, com o risco de não poder realizar o teste da equipe. Chegou ao boca com 13 anos e saiu aos 20. Antes de brilhar no velho continente, vestiu a camisa do Corinthians em 2005 e ganhou o titulo do Brasileirão. No meio da trajetória, ainda viu o único irmão biológico com quem ainda mantinha contato, Juan Alberto  Martinez, ser preso e condenado a 18 anos de prisão por assaltar um carro-forte.
Por tudo isso, Tévez merece respeito e o regresso dele ao Boca Juniors tambem serve de reflexao.
Pois mesmo com o interesse de clubes como Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain, e mais um ano de contrato com a Juventus,
a vontade do atacante argentino falou mais alto.
- O dinheiro não compra a felicidade – foi a sua palavra quase no fim de sua apresentação na volta ao gramado do estádio em que se consagrou.
O que falta ainda na bonita Historia da vida de Tevez e o somente aceitar a Jesus como seu Salvador.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

E O PRESBÍTERO? A RESPEITO DA LIÇÃO 4 (PASTORES E DIÁCONOS)

O tema da lição, (Pastores e Diáconos) que sera explanada por todos professores de escola dominical no dia 26 de julho seria um tema normal e comum, se o termo presbítero, não tivesse sido suprimido, confesso, que isso me chamou a atenção e como Teólogo, me interessou o assunto, ao ler a lição, descobrir que o autor, dar ao presbítero status de pastor, reconhecendo-o como ministro! Tenho 25 anos de crente, 25 anos que leio a bíblia e afins, de estudos acadêmicos foram 5 anos, e pela primeira vez, estou lendo uma literatura editada pela CPAD, que corrigi um erro hierárquico grotesco e secular, e que ao longo dos anos foi seguido por muitas Igrejas, relegando o ministério de presbítero a uma ordem secundária, não sei se esse foi o propósito da lição, fazer essa retratação, se esse não foi o objetivo precípuo, não é de se negar que, mesmo de forma indireta e despretensiosa isso terminou acontecendo. A palavra presbítero, é uma derivação do termo grego; (episkopos) que pode também ser traduzido para bispos e anciãos, eles foram os líderes das primeiras comunidades cristãs do primeiro século, a ordem era para que fosse estabelecidos presbíteros de cidade em cidade, Tito 1:5. O texto da 2 epístola de Pedro ainda é mais emblemático; " Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, (Pedro fazia parte do presbitério ou seja, do Conselho formado por presbíteros/anciãos) apascentai o rebanho de Deus..." aqui eles são chamados literalmente de pastores, na verdade o que observamos na bíblia, é que ela usa vários termos para se referir ao mesmo ofício.
Paulo escreve ao seu filho na fé Timóteo acerca dos presbíteros: " os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina" o contexto em que esse versículo está inserido, fala da remuneração aos presbíteros e faz alusão aos que se destacam, que devem ser estimados e dignos de dupla honra! Isso I TM 5: 17, a versão da bíblia King James, diz que essa dupla honra, era honorários dobrados. Na carta que Paulo escreve a Tito, Paulo diz: " por esta causa te deixei em Creta, para que pusesse em boa ordem as coisas que ainda restam , de cidade em cidade, estabelecesse presbíteros, como já te mandei, (...) porque convém que o bispo seja irrepreensível " Tt 1: 5,7, no mesmo texto, ele é chamado de presbítero e de bispo e classificado com despenseiro da casa de Deus, ou seja, aquele que preside, governa e delibera.
Expressões do tipo: presbítero é local, presbítero não pode celebrar casamento, dentre outras, não tem respaldo bíblico. Como pode ser local se eles foram estabelecidos de cidade em cidade? Se fosse hoje eles seriam convencionais, quanto ao casamento, quem diz ou determina quem tem autoridade para celebrar ou não, é a Igreja, se a Igreja reconhece que o presbítero é um ministro, automaticamente essa prerrogativa de celebrar casamento será respeitada pelo magistrado. Não existe nenhuma cerimônia que seja vedada ao presbítero, exceto aquelas construída ao longo dos séculos pela Igreja, afim de organizar e estabelecer novas hierarquias dentro do contexto socio - historico vivido por ela.
Uma palavra aos presbíteros, cuide do ministério que Deus lhe confiou, tenha consciência da grandeza e importância que ele tem, se dediquem, estudem, busquem o aprimoramento incansavelmente, a Bíblia diz que vocês são guardiões, vigias do rebanho do Senhor.
Essa postagem é de cunho teológico e da minha inteira responsabilidade e pode não representar o pensamento do seu líder ou da sua Igreja. 

Klaudiu Santus
Bacharel  Em Teologia pela Faceten Isef, Faculdade de Ciências e Teologia.