segunda-feira, 14 de julho de 2014

A HISTORIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CANDEIAS BA



Candeias Ba esta localizada na área metropolitana de Salvador cuja distancia ate a Capital e de 46 km a população e de 89.416 pessoas, e em uma das ruas principais da cidade encontra-se o Prédio da Igreja Assembleia de Deus.
Contar a Historia da Assembléia de Deus em solo candeense, é contar dos trabalhos missionários desenvolvidos na Bahia. Precisamente na grande Salvador. No então subúrbio ferroviário da capital. como era considerada na atual cidade de Candeias. Mas foi no final de 1942 portanto  quando por divina providência, aqui chegaram um casal de crentes, trata-se do irmão Antônio Miguel, este funcionário da rede ferroviária S.A.(RFFSA), e a irmã Maria.  Casal, cuja biografia pessoal tende ao anonimato, foram uma benção,.deixando o enorme legado de amor a obra de Deus.

O casal residia em uma das casas destinadas ao funcionário da empresa ferroviária localizada no antigo posto médico municipal e foi inicialmente nesta área da cidade que teve início os primeiros trabalhos evangelísticos onde, o casal promovia a vida de vários obreiros de Salvador para ajudá-lo na "obra", desta forma, eram realizados cultos ao ar livre com assistência de quatro a sete pessoas.

Nessa época havia uma grande resistência ao evangelho na cidade, visto que, a tradição católica era muito forte e confundia-se com a própria cidade, fato este motivado pela existência da "fonte do milagres" e da padroeira da cidade "Nossa Senhora das Candeias".

Contudo nao demorou para que almas fosse salvas através da ADEC ,foi o caso do casal Ângelo e Salú e seu filho Otacílio e a nora Etelvina e um neto conhecido como Zezito, Como também Maria José da Conceição, conhecida como Zeca e seu esposo João Batista da Conceição,este último de profissão pedreiro, sendo mais tarde responsável pela construção do primeiro templo da Assembléia de Deus(1950).

Um dos primeiros milagres por Deus em culto Assembleiano ocorreu em um culto realizado na residência do casal Antônio Miguel e Maria, quando a irmã Zeca, uma então nova na fé, foi curada da gagueira. Esta maravilhosa cura foi marcante na cidade, pois a irmã, a partir daí, não se cansava, testemunhar  e  pregar o evangelho ampliando assim o número de convertidos, dentre estes, destaca-se um casal  Atanásio e Jovina, que abriram por certo período  um ponto de pregação em sua residência, na rua da Esperança.

Pontos de Pregação 

E aberto os primeiros pontos de pregação na rua da Estação, Rua da Esperança, Rua da Igreja. As perseguições então começa, porem os pioneiros não desanimavam pelo contrario, contribuiu mais para o crescimento do evangelho em solo candeiense .

Em 28 de dezembro de 1948, chega em Candeias o casal de empresário evangélicos, Irma Rosinha e Domingos Requião do Lago, vindos de Salvador convidados pelo presbítero Pedro Rosa. Após várias visitas, o casal decide por fixar residência em Candeias e montar um negócio, esta decisão foi significativa para o desenvolvimento do evangelho na região.

Este casal deu uma enorme contribuição ao evangelho não só em Candeias mais na Bahia,a saber: manutenção e construção de templos, orfanatos e manutenção de missionários, além de serem correspondentes de um casal de missionário suecos Ádina e Otto  Nelson, considerados os fundadores do Evangelho em Salvador.

A igreja ja contava com cerca de 16 novos crentes e o obreiro responsável era o Pr. Rodrigos Santana,observa-se que parte importante da Assembléia de Deus na Bahia passou por Candeias, aliás o viés missionário desta igreja é notório podendo ser considerada "Igreja Mãe" das Assembléias de Deus nas cidades de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Lauro de Freitas etc.

Primeiro Templo

A aquisição do terreno onde foi construído o primeiro templo e onde hoje está o templo sede, foi realizado através de uma fórmula especial. Devida a grande perseguição aos evangélicos , Deus usa um não crente para adquirir o terreno para em seguida ser repassado a igreja.

O primeiro templo foi construído com ajuda da igreja em Salvador e do casal Rosinha e Domingos do Lago, sendo inaugurada em  junho de 1950.Neste período ocorre a primeira consagração  oficial de obreiro em solo candeiense, um Presbítero e um diácono.

O tempo vai passando e assume um novo pastor por nome de João Evangelista de Jesus e na sua administração,e  lançadas as bases do grande templo, sendo necessário demolir o antigo templo e construir um novo cuja obra  foi considerada ousada para o padrão da época. 




(Editado Dezembro 2016)
Ja se vão 74 anos e a igreja não para de crescer. Hoje na direção do Pr Cleudson Carlos Souza a igreja tem ampliado as suas fronteiras com missionários em varias cidades pelo Brasil e Venezuela, templos em todos bairros da Cidade, muitas desta congregações foram reinauguradas e ampliadas, cursos para formação de obreiros, Escola Teológica,Escola Infantil e sem esquecer  que em 2012  uma novo templo foi reerguida no mesmo terreno se tornando um dos prédios mais bonitos da Cidade.

PASTOR CLEUDSON CARLOS SOUZA​
O Pastor Cleudson  Preside a igreja em Candeias desde 2009  quando aqui chegou  vindo da igreja em Catu Ba  para tomar conta dos trabalhos nesta cidade. Um Pastor de reconhecido desempenho e postura em toda  a  Bahia, sendo sempre uma voz que não se cansa de soar na defesa dos princípios que caracterizam as Assembléias de Deus . Lidera um Ministério integrado de muitos obreiros, cujo número de Assembleianos  chega a 5 mil distribuídos nos mais  de 50 templos que formam a ADEC.
​O Pastor Cleudson  comemorou em abril de 2016, cinquenta  e cinco anos de Idade e e sete  na presidência em Candeias.


ADEC 2017 75 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CANDEIAS.ATE AQUI NOS AJUDOU O SENHOR.