sábado, 26 de abril de 2014

MISTÉRIO NA PERSONALIDADE HUMANA lll

Por que os irmãos são tão diferentes?

Ninguém sabe exatamente. As irmãs siamesas Ladan e Laleh, da postagem MISTÉRIO NA PERSONALIDADE HUMANA  leia abaixo , são um exemplo de que nem o ambiente nem a biologia conseguem explicar completamente a personalidade. O caso delas mostra que o lar é um fator importante para fazer irmãos se diferenciar entre si. Uma pesquisa  descobriu que gêmeos idênticos são mais parecidos quando criados em ambientes separados. Você já deve ter ouvido histórias de gêmeos separados no nascimento que se reencontram 40 anos depois e descobrem que ambos compraram carros azuis, adoram feijoada e jogam xadrez muito bem. Longe um do outro, eles seguiram iguais.

Muita gente explica a personalidade de alguém pela ordem de nascimento ou pela diferença de idade entre os irmãos. O senso comum diz que os primôgenitos são mais independentes; os do meio, rebeldes; os temporões, precoces. O certo historiador , da Universidade da Califórnia, tem estudos nessa linha. Ele analisou a ordem de nascimento de mais de 6 mil personalidades mundiais e concluiu que os filhos mais velhos são mais conservadores, já os mais novos são os criativos e revolucionários – é 18 vezes mais fácil achar um revolucionário caçula que um primogênito.

É possível mudar nosso jeito de ser?

Sim. Na verdade, mudamos nossa personalidade a toda hora. Agimos de modos diferentes com pessoas de idade, sexo ou posição social diferentes. Você já deve ter passado pela sensação de ser amigável e inteligente com alguém que o deixa confortável e agir do modo contrário com quem o desafia. Além disso, a nossa personalidade depende do que os outros acham: você pode ser chato para uma pessoa, mas gente boa ou confiável para quem o conhece melhor. “O homem tem tantos eus quantos são os indivíduos que o reconhecem”, disse em 1890 o psicólogo William James, um dos primeiros a estudar a personalidade.

Mas é claro que há comportamentos e atitudes que são muito difíceis de largar. Somente 10% das pessoas com pontes de safena mudam hábitos alimentares e deixam o sedentarismo. As outras acabam morrendo de ataque cardía­co simplesmente porque não conseguem mudar. somos tão arraigados à referência dos nossos pais e às experiências da infância que esses traços viram nossa identidade.
Mesmo assim, dá para mudar. “Não existe nenhuma pesquisa científica que mostre que o ser humano não tem jeito”,  

sexta-feira, 25 de abril de 2014

MISTÉRIO NA PERSONALIDADE HUMANA ll

Os pais influenciam a personalidade dos filhos?

Sim, mas a influência é imprevisível. os pais são tidos como os agentes mais importantes na criação de uma pessoa. São os primeiros a conter o que há de animal em nós, nos ensinando a controlar desejos em nome de regras morais, castigos e convenções da civilização. Com essa premissa, Freud foi, ao lado de Darwin, um dos grandes pensadores do século 19 . Do conflito entre os nossos desejos e culpas, sairiam traços de personalidade (como a timidez, a vergonha),. Freud vai mais longe: para ele, o jeito com que meninos e meninas lidam com a figura do pai e da mãe é essencial para definir a sexualidade da pessoa.



 um bebê recém-nascido é como um molde de argila flexível. O que ele aprender, ver, ouvir, sentir será armazenado no cérebro e irá compor a maneira como agirá no futuro. Ao nascer, vai demorar meses até conceber idéias básicas, como a de ser distinto das coisas ao redor. Aos poucos, porém, vai se dar conta de que consegue mover algumas dessas coisas – seus braços e pernas – e que outros seres fazem o mesmo. Assim, a partir dai, o bebê começa a ter a noção de eu, de que é um indivíduo.


Conforme interage com os adultos, a criança se molda ao mundo em que nasceu. Se os adultos ao redor forem lobos ou cavalos, passará a vida toda uivando ou relinchando e bebendo água com a língua, como aconteceu como o “Selvagem de Aveyron”, garoto encontrado na França em 1799 que viveu a infância isolado na floresta e por volta dos 12 anos trotava, farejando e se alimentado de raízes. Ou então as indianas Kamala e Amala, dos anos 20. Acolhidas por lobos quando recém-nascidas, elas andavam de quatro, tinham horror à luz e passavam a noite uivando.


a criança aprende o que pode ou não fazer. Percebe que, ao chorar mais alto, a mamadeira vem mais depressa. Portanto, vale a pena ser manhosa, pelo menos de vez em quando. Quando joga um objeto no chão, é repreendida pela mãe e ganha uma bela bronca. Também começa a diferenciar sentimentos: o que achava ser dor, começa a receber nomes diferentes como “fome”, “ciúme”, “medo”etc. “

MISTÉRIO NA PERSONALIDADE HUMANA

Engraçado, tímido, agressivo, egoísta, inteligente. Um caldeirão de influências forma a sua personalidade. Descubra o que faz com que você seja do jeito que é - e veja o que ainda consegue mudar


A Historia conta que as  irmãs iranianas cujo nome era  Laleh e Ladan tinham exatamente os mesmos genes e viveram juntas todas as experiências da vida. Nascidas gêmeas idênticas e siamesas, ligadas pela cabeça, permaneceram 29 anos grudadas. Morreram em 2003, na cirurgia que as separou. Mesmo sabendo dos riscos da operação, elas toparam o desafio só pela oportunidade de viver separadas.Uma delas disse antes da cirugia  “Somos dois indivíduos completamente distintos que estão grudados um no outro”, “Temos visões de mundo diferentes, estilos de vida diferentes e pensamos de modo muito diferente sobre os assuntos.” Laleh queria  se tornar jornalista, enquanto Ladan planejava  praticar advocacia. Uma era mais graciosa; a outra, mais fechada.

A Verdade e que a individualidade humana é um mistério: somos todos diferentes uns dos outros, e isso acontece até mesmo com gêmeas idênticas como Laleh e Ladan, que carregam o mesmo DNA e foram educadas do mesmo jeito. A ciência moderna tenta há séculos explicar a intrincada malha que forma o nosso comportamento. Nessa corrida, há filósofos, psicólogos, neurocientistas, geneticistas e até literatos.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PALAVRAS EXCLUSIVA NA RUSSIA


Para quem começa a estudar uma língua estrangeira, há sempre palavras que durante muitos anos continuam a ser um mistério.E Na língua russa, os mistérios são muitos.
Como entender algo em que nunca  podemos chegar ao seu significado? Se na nossa língua não existe nada parecido, A única forma de “chegar lá” é pedir que alguém nos explique. Na língua russa há muitas palavras que é difícil traduzir por não existirem equivalentes em português ou em outras línguas. Estas são apenas algumas delas.
Toská – Esta é tipicamente a palavra russa para a qual é difícil encontrar um equivalente no inglês ou francês, embora no português seja bastante mais fácil porque temos a nossa “saudade”, que os estrangeiros também não entendem muito bem. Mesmo assim, toská é mais que saudade. Toská é melancolia, angústia, tédio, tristeza, saudade e nostalgia – tudo isto numa só palavra. Toská é um substantivo frequentemente utilizado na literatura russa para descrever a condição de angustiante tristeza, de saudade dos que partem e não voltam.
Silovik – É uma palavra relativamente recente, tendo surgido apenas nos anos 1990. Significa “representante altamente colocado dos órgãos de Defesa e Segurança”, ou seja, responsáveis militares, da polícia e dos serviços secretos para designar os representantes de forças políticas ligados aos serviços secretos.
Otkat – Esta é uma palavra também recente, tendo surgido nos anos do “capitalismo selvagem” após o fim da URSS. É jargão significa o montante em dinheiro pago não oficialmente O otkat é pago secretamente a determinado responsável, sem conhecimento da direção.
Propit –  consegue significar algo que em português só se explica com muitas palavras: gastar tudo o que se tem em bebedeiras; beber tanto que se fica sem nada; esbanjar tudo em bebida. (gastar todo o salário em bebida), ou propit kvartiru (vender a casa e gastar todo o dinheiro em bebedeiras). A palavra contém um sentido de excesso,  que nem sempre está presente em outras línguas.
Zapoi – Este é um substantivo da mesma “família” e que também não existe em outras línguas. Significa bebedeira permanente durante vários dias. Digamos que não é apenas beber em excesso mas beber em grandes quantidades.
Vytrezvitel – Para terminar o nosso tema “alcoólico”, temos esta palavra, cujo significado não é fácil de transmitir em outras línguas. É um misto de hospital, para quem é encontrado bêbado nas ruas. Aí, são prestados cuidados de enfermagem, os policiais estabelecem a identidade do “usuário”, que é detido no local até ficar sóbrio (geralmente no dia seguinte).
Odnoliub – Esta palavra é muito curiosa, por exprimir um conceito complexo de uma forma muito concisa. Significa aquele que ama e é fiel toda a vida a um só amor. É a figura do homem (ou da mulher) que se conserva fiel à pessoa amada, não obstante todas as adversidades.
Listopad – Esta é uma palavra  em português que também não existe uma palavra equivalente. Significa “queda das folhas”, A palavra Listopad é nome de poemas, de letras de canções, de filmes e até de um festival de cinema. Há uma outra palavra semelhante, Snegopad (queda de neve), que significa não apenas que a neve cai mas que cai em grande quantidade, quase sempre sem vento. Quem já experimentou passear na Rússia sob a neve caindo sabe que esta é das experiências mais belas que pode viver.
Moroz – Moroz significa “frio” mas não é um frio qualquer, é um frio com temperaturas abaixo de zero. Ela remete-nos para o típico inverno russo, para os abafos, os casacos de peles, a neve brilhante, os dias ora cinzentos ora luminosos. A brisa é cortante, faz-nos doer os olhos, só se anda na rua de luvas e gorro. Nestes dias, dizemos que há moroz.
Prostor – Esta também é uma palavra difícil de encontrar em outras línguas. Significa “grande espaço aberto”, mas também “liberdade de caminhar” e “espaço ilimitado”. Como conclusão, diria que a língua é todo um universo em permanente exploração. Com ela conhecemos novas realidades e, através dela, novas formas de olhar o mundo.

DE VOLTA

DEPOIS DE ALGUM TEMPO FORA DO AR, ESTAMOS DE VOLTA 
OBRIGADO AOS NOSSOS LEITORES E AMIGOS(a), 
QUE JÁ DEU UMA PASSADINHA POR AQUI,  E VAI CONTINUAR PASSANDO rsrsrs.
OBRIGADO.